quinta-feira, 11 de março de 2021

Breve esboço sobre a Educação a Distância (EAD)


Na sociedade atual, a tecnologia está incorporada nas necessidades do dia a dia de grande parte da humanidade. Não é somente por causa do Business que esse avanço ocorre. Em muitos casos, derivam de particularidades e de verdadeiras problematizações distintas do negócio em si, mas, deveras inseridas com o objetivo de atender lacunas na sociedade derivadas de grandes nuances sociais.

A Educação a Distância está correlacionada a essa realidade. Um dos pontos a serem observados sobre o tema, dentre muitos, trata quanto a problemática da transposição de modelos já fortalecidos da Educação Formal para esse novo paradigma da Educação, que em nossos dias, encontra-se já fortalecida e muito alterada desde a sua forma original (embrionária), e com o avanço do conceito de Educação Continuada - onde o desenvolvimento pessoal e profissional é um constante aperfeiçoamento neste âmbito, apontando para a construção contínua do conhecimento - assim, tem-se observado uma verdadeira revolução educacional, proporcionando desafios constantes para os profissionais das mais diversas áreas envolvidas.

Desta forma, apesar de todo avanço e experiências já existentes na modalidade, a Educação a Distância carece de um determinado movimento em torno de renovação constante. Guilhermina Miranda e Idalina Jorge comentam:

“Ao nível conceptual existe a necessidade de questionar o conceito tradicional de educação (a distância) e de redimensionar as concepções de ensino e aprendizagem que lhe estão subjacentes”.

Tendo em vista essa constante e indispensável necessidade de acompanhar as revoluções e evoluções da Educação Tecnológica, a Educação a Distância tem em si mesma, se voltado  para um conjunto de esforços cada vez maiores no sentido de diversificar as fronteiras (e barreiras) da educação presencial (e em muitos casos inclusive do semipresencial), tem de maneira geral, revelado que essa movimentação ao longo dos anos, quanto a sua constante busca por novos rumos, tem cumprido com seu papel quanto a construção do conhecimento, por meio de sua modalidade e assim, contemplando cada vez mais pessoas em todas as partes do globo.

Com o avanço tecnológico, em particular, da tecnologia voltada a Educação, esse processo tem gerado novas e grandes oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional cada vez mais compatíveis com a nossa sociedade e realidade atual.

Esse é o desafio também para as instituições de ensino, de tornar-se cada vez mais acessível nas mais diferentes plataformas e mecanismos de comunicação, influenciando cada vez mais o acesso a informação por meio da internet. 

Subsequentemente, essas instituições no contexto da modalidade de Educação a Distância, precisam romper barreiras no sentido de contribuir com as mais diversas possibilidades de acesso, seja ele por meio de manuais, livros, vídeos, áudios, etc., gerando desta forma, facilidades para o uso da informação, bem como, tornar possível ultrapassar limitações apresentadas pela TIC, e tudo isso gerindo um processo contínuo de ensino e aprendizagem. Computadores, smartphones, tablets, videogames, hoje, todos atendem a necessidade instrumental pelo qual pode-se aproximar o acesso a esta modalidade de ensino.

Cada vez mais, criam-se meios para o acesso à informação por meio de tecnologias cada vez mais acessíveis(quanto ao investimento), ou seja, está cada vez mais popular o uso das redes de comunicação, traduzindo oportunidades cada vez maiores para o futuro da Educação A Distância.

Todas essas questões (e muitas outras), estão diretamente ligadas aos desafios que exigem uma via de duas mãos, por um lado as instituições buscam cada vez mais flexibilizar o acesso ao conhecimento e formação.

Por outro lado, os estudantes precisam cada vez mais buscar sobressair-se quanto as dificuldades gerais encontradas durante os cursos buscando motivação, empenhando-se, interagindo, inovando ou arriscando, como um agente coparticipante no processo contínuo de renovação da Educação a Distância.

REFERÊNCIAS

COLUNISTA PORTAL – EDUCAÇÃO. O que é educação continuada? Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/o-que-e-educacao/32375. Acesso em: 10 Mar. 2021.

KAUFMAND, Roger; WATKINS, Ryan. ASSURING THE FUTURE FOR DISTANCE LEARNING.  2001. Disponível em: < https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.572.9041&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em: 09 mar. 2021.

KAUFMAND, Roger, et al. The Future of Distance Learning: Defining and Sustaining Useful Results. Educational Technology, vol. 41, no. 3, 2001, pp. 19–26. JSTOR. Disponível em <www.jstor.org/stable/44428666>. Acesso em 10 Mar. 2021.

MIRANDA, Guilhermina; JORGE, Idalina. Aprendizagem distribuída: contributos da psicologia e das ciências da educação. 2005.  Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/2808/1/Aprendizagem%20distribuida.2005.pdf>. Acesso em: 11 Mar. 2021.

------------------------------------------------------------------------------------

Por: Daniel L. Petersen, graduando no curso Licenciatura em História pela Universidade Uninta.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, a sua opinião sobre este post é muito importante. Para boa ordem, os comentários são moderados e somente são publicados os que forem assinados e não forem ofensivos, lembrando que discordar não é ofensa. Por isso, sigo alguns critérios:
(1) Reservo-me no direito de não públicar críticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada, por favor, identifique-se. (2) Se quiser discordar faça-o com educação, e sem uso de palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, não aceitarei que você ensine ideologias políticas distorcidas em seu comentário, e não contribuirei para que ela seja divulgada neste espaço.

Breve esboço sobre a Educação a Distância (EAD)

Na sociedade atual, a tecnologia está incorporada nas necessidades do dia a dia de grande parte da humanidade. Não é somente por causa do Bu...