segunda-feira, 8 de março de 2021

O Professor EAD - Parte 1

 


O professor é sem dúvida alguma o agente transformador da Educação e do Saber. Ele é o detentor do “conhecimento”, daquele próprio, do campo de atuação, ou seja, da área de sua competência (importante observar que neste contexto, não está sendo tratado da “antiga ideia”, mas, tão comum em nossos dias da relatividade do conhecimento – ou da relatividade do saber - e a sua desconstrução).

De forma muito rápida (acompanhando de certa forma a revolução tecnológica), o cenário da Educação Formal apresentou diversas mudanças, principalmente por meio da tecnologia, o que passou a exigir cada vez mais dos Professores tanto quanto a formação (e especialização), quanto na metodologia nos meios de educação em nossa atual Sociedade Contemporânea (leia-se, Sociedade do Conhecimento). Uma amostra clara sobre “um dos” requisitos necessários e ligados à Docência em nossos dias, é decorrente da forma de implementação e a difusão da Educação a Distância (EAD), onde o professor renova a ideia de Educação, que se dá normalmente de maneira “formal”, ou seja, presencial, e passa nessa nova modalidade complementar, a trabalhar com um novo paradigma “On-Line”.

Esta modalidade não detém para si uma via única de Educação, mas, incentiva a abertura de diversas vias para o Saber, que não só preenche lacunas na Educação, mas promove o Conhecimento e a formação continuada por meio dela.

O que esperar do “Professor” (Educador) em nossa esfera global da educação atualmente diante desse cenário?

É difícil contemplar todas as necessidades impostas ao Professor neste novo cenário, desta forma, vamos tratar sobre dois pontos importantes em que há conexão com a Educação Formal, mas, apontando para as novas realidades na Educação:

1) O autodesenvolvimento constante:

Já era comum ao Professor, buscar reciclar-se em sua área de atuação, agora, com o avanço da tecnologia, passou-se a exigir que o educador se renove “continuamente” para atender as demandas atuais. Para essa nova realidade, faz-se necessário, estar preparado para atender as transformações tanto da área tecnológica, como nas mudanças do impacto sociológico da sua área de atuação, principalmente na forma de obtenção do conhecimento.

A velocidade da transformação neste quesito, faz com que o Professor esteja em constante “desenvolvimento” ou seja, preparando-se para acompanhar essas necessidades decorrentes dessa transformação natural da Sociedade.

2) A relação interpessoal em comunidades virtuais

Esse é sem dúvida, um dos principais pontos que demandam uma observância especial do Professor nessa nova modalidade de Educação a Distância. Como relação interpessoal, entende-se a forma de relacionar-se com pessoas, agora, por meio de espaços virtuais. O Professor normalmente lida com pessoas de diferentes culturas e advindas de diferentes comunidades, por esse motivo, faz-se necessário a observância de questões como: dedicação e esforço nas interações pessoas, valorização de opiniões adversas trabalhando de forma consciente e tratando o emocional quanto a dissenções.

A relação Estudante / Professor é o ponto chave para a contínua permanência do aluno nessa modalidade. Uma boa relação entre os participantes (Professor/Aluno) no processo de “aprendizagem” é o diferencial e um desafio do Professor que consegue assim, apesar da distância, manter o aluno na construção do seu conhecimento.

REFERÊNCIAS

SITE ESCOLAS INF BR. Educação formal e não formal. Disponível em:<https://www.escolas.inf.br/artigos/educacao-formal-e-nao-formal>. Acesso em: 08 mar. 2021.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS. O avanço da tecnologia e as transformações na sociedade. 2017. Disponível em: https://noticias.portaldaindustria.com.br/artigos/paulo-afonso-ferreira/o-avanco-da-tecnologia-e-as-transformacoes-na-sociedade/. Acesso em: 08 mar. 2021.

COLUNISTA PORTAL – EDUCAÇÃO. A sociedade do conhecimento. Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/a-sociedade-do-conhecimento/43151. Acesso em: 08 mar. 2021.

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Por: Daniel L. Petersen, graduando no curso Licenciatura em História pela Universidade Uninta.

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