segunda-feira, 8 de março de 2021

O Papel do Historiador na Sociedade Contemporânea¹

 

O que é história? Concordo com March Block² ao afirmar que a melhor resposta a esse questionamento é tão simplista que poupar-se-ia muitos anos de reflexão acadêmica o fato de partir do pressuposto encontrado na etimologia da palavra (História) e apresenta-la simplesmente com sua ênfase, referindo-se como um conhecimento adquirido por meio da “pesquisa”. Concordo também, que espera-se uma resposta mais reflexiva e ampla em nossos dias (e de fato tem-se a necessidade), todavia, essa é sem dúvida alguma, a primeira e sincera relação com o profissional da História, ou seja, o principal papel do Historiador está metodicamente ligado a pesquisa.

O Historiador na Sociedade Contemporânea vai além, seu papel é de extrema importância, pois o objetivo quanto ao seu proposito fundamental de analisar os acontecimentos passado/presente criticamente,  leva-o, a ser capaz de interpretar e resgatar a memória cultural, política, etc, de povos e civilizações e, subsequentemente, relacionar essa realidade, identificando os desdobramentos diretos e indiretos na sociedade contemporânea e suas relações.

Muito além de simplesmente “registrar” um fato histórico, o Historiador é capaz de identificar as problematizações do seu tempo sobre a perspectiva do passado, projetando qual será o possível impacto para o futuro.

 Desta forma, o Historiador nada mais é que um aluno do passado, um interprete do presente com vistas para futuro.

--------------------------------------------

 [1] Iniciando breves introduções e reflexões sobre o papel de Historiador.

[2] BLOCK, March. A APOLOGIA DA HISTÓRIA OU O OFÍCIO DO HISTORIADOR. Rio de Janeiro, 2002.

------------------------------------------------------------------------------------

Por: Daniel L. Petersen, graduando no curso Licenciatura em História pela Universidade Uninta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, a sua opinião sobre este post é muito importante. Para boa ordem, os comentários são moderados e somente são publicados os que forem assinados e não forem ofensivos, lembrando que discordar não é ofensa. Por isso, sigo alguns critérios:
(1) Reservo-me no direito de não públicar críticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada, por favor, identifique-se. (2) Se quiser discordar faça-o com educação, e sem uso de palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, não aceitarei que você ensine ideologias políticas distorcidas em seu comentário, e não contribuirei para que ela seja divulgada neste espaço.

Breve esboço sobre a Educação a Distância (EAD)

Na sociedade atual, a tecnologia está incorporada nas necessidades do dia a dia de grande parte da humanidade. Não é somente por causa do Bu...